Como responder a Inquéritos Pagos? Boas práticas e cuidados

Palpito Portugal

Se chegaste até aqui, é porque tens interesse em inquéritos remunerados online, queres começar nesta atividade ou queres saber como melhorar o teu desempenho e resultados.

A realidade é que não existe uma solução mágica, contudo, certas condutas podem ser aplicadas e contribuir para esta tarefa. Lembra-te que, muitas vezes, existem outros parâmetros que impedem que completes um inquérito, como por exemplo, não abrir o teu e-mail ou não verificar a disponibilidade de inquéritos.

Algumas vezes, pode acontecer que a quota (quantidade total de respostas que uma empresa quer receber) para aquele inquérito seja atingida antes mesmo de leres o teu e-mail. Outro ponto é a qualidade das tuas respostas. É claro que se uma empresa está à procura da tua opinião, ela espera receber respostas completas, com o máximo de detalhes possíveis.

Por isso, vamos falar sobre algumas práticas recomendadas para realizar inquéritos online. Vamos mostrar de seguida, algumas dicas para teres mais chances de ter sucesso com os inquéritos. E, de seguida, vamos falar de segurança de dados e cuidados que deves ter.

Boas práticas para responder inquéritos remunerados na internet

1. Use um endereço de e-mail separado 

Uma prática muito útil é criar um endereço de e-mail separado para os inquéritos remunerados. Assim conseguirás ver rapidamente a chegada de um novo inquérito.

Outra vantagem é que manterás a tua caixa de entrada pessoal e de trabalho organizadas e sem confusões.

Além disso, se decidires parar de fazer inquéritos, poderás deixar de verificar essa conta de e-mail, ao invés de cancelares a inscrição em vários sites.

2. Esteja atento ao que partilhas

Boas empresas de inquérito mantêm a tua identidade individual em segredo. Por isso é importante ler a Política de Privacidade de um site. Mesmo assim, isso não os torna seguros para enviar dados como NIF, número de carta de condução ou dados das tuas contas bancárias.

Empresas de inquérito legítimas não precisam dessas informações. Lembra-te que os inquéritos priorizam um certo grau de anonimato das pessoas que respondem aos questionários. Até mesmo para que esta se sinta livre para dizer o que pensa.

3. Use software antimalware

Um programa de antivírus e antimalware pode manter o teu portátil ou computador livre de vírus. Assim, se visitas vários sites de inquérito por dia, é importante manteres o teu computador protegido contra spyware e vírus mal-intencionados.

4. Faça pausas frequentes

Completar inquéritos pode ser cansativo. Por isso, uma boa estratégia é fazer pausas frequentes ou evitar passar muito tempo a olhar para o ecrã do computador ou do telemóvel.

Lembra-te que se estiveres cansado, poderás ficar tentado a apressar as respostas aos inquéritos e fornecer respostas erradas ou inconsistentes, que não serão validadas.

5. Taxas e falsas promessas

Qualquer site de inquérito que prometa que vais ganhar milhares de euros ou dólares por mês é uma fraude ou está a tentar enganar-te. Certifica-te de que os sites em que participas fazem declarações realistas sobre os teus ganhos potenciais e a quantidade de tempo que leva para completar os inquéritos.

Quando evitar um site de inquérito online pago?

Agora que já vimos as boas práticas em relação aos inquéritos, existem atitudes que deves evitar para não ter problemas. Afinal, mesmo que um site de inquérito seja confiável, algumas precauções devem ser tomadas por ti. São elas:

1. Solicitação que faças um pagamento

Um site de inquérito legítimo nunca pedirá que pagues para participar. A tua participação deverá ser gratuita e de tua livre escolha.

2. Sites que peçam informações privadas antecipadamente.

Não deves ter que fornecer o teu número de NIF, por exemplo, durante um inquérito. Raras exceções acontecem quando há ganhos acima de 600€.

3. Não tem histórico ou classificações.

Empresas bem estabelecidas são mais confiáveis. Podes ler o que os usuários reais têm a dizer sobre eles e verificar o seu histórico de pagamentos e oportunidades disponíveis. Um canal bastante usado em Portugal é o Portal da Queixa. Lá podemos observar não somente a quantidade de queixas, mas também se a empresa se preocupa em responder às pessoas.

4. Sites que pagam muito pouco ou nada.

As empresas legítimas terão algumas oportunidades com ganhos mais altos que valem a pena serem concluídas. Pensa em remunerações em euros, que aumentam os teus ganhos. Observa se os valores de pagamento de um inquérito estão compatíveis aos valores praticados, em relação à duração do questionário.

5. Observa se um site tem falhas ou está desatualizado.

As empresas que não cuidam dos seus sites podem não cuidar dos seus membros. Claro que problemas pontuais podem acontecer, mas pelo menos, a empresa deve comunicar isso aos seus participantes. Bem como buscar soluções rápidas para corrigi-las.

6. Dificulta a qualificação para inquéritos.

Faz parte dos inquéritos remunerados online fazer uma triagem inicial, afinal é pensada para um público específico. É claro que isso não será divulgado, pois a busca é pelo verdadeiro respondente. Mas ainda assim, não percas tempo com uma empresa que nunca permite qualificar-te para inquéritos.

7. Busque sites confiáveis.

Existem oportunidades de inquérito de qualidade suficientes disponíveis em diversos sites, e podes evitar aqueles que te incomodam ou não são uma boa opção. Uma maneira de verificar a confiabilidade de um site de inquéritos remunerados é utilizar sites como o Portal da Queixa. Vê o número de queixas feitas, e quantas foram respondidas. Alguns sites, não se preocupam em responder aos seus usuários.