Inquéritos Remunerados: tudo o que necessita saber

Palpito

Os inquéritos remunerados são fiáveis? Como posso participar? O que devo fazer?

Se já fez estas perguntas, então chegou ao sítio certo. Vamos falar sobre tudo o que envolve estes estudos de mercado que lhe pagam para dar a sua opinião!

Neste artigo, vamos abordar diversos pontos importantes que envolvem esses inquéritos, o que são, se são de confiança, como funcionam, por que deve participar e quais as suas vantagens.

O que é um inquérito remunerado online?

O sector de estudo de mercado desenvolveu-se muito nos últimos anos, sobretudo, graças às ferramentas digitais e à Internet. Na realidade, a grande maioria dos inquéritos realizados na sociedade são lançados a pedido de empresas comerciais que pretendem lançar ou melhorar produtos do mercado.

Assim, para estas empresas, os inquéritos são usados para estudar antecipadamente as necessidades do seu público-alvo (seus potenciais clientes) e também para verificar a qualidade dos produtos que estão a criar. O objetivo é minimizar os riscos financeiros ao iniciar a produção de um produto, por exemplo, e verificar o potencial de distribuição em larga escala do seu produto.

Também existem alguns inquéritos que são solicitados por entidades públicas ou governamentais, estes inquéritos focar-se-ão principalmente em opiniões e comportamentos sobre temas específicos.

Agora, graças ao aumento dos inquéritos remunerados online, ficou mais fácil, através de formulários, conhecer as expectativas e opiniões de um grupo ou comunidade, sem necessidade de deslocação. Tudo feito através do computador ou telemóvel ligado à internet.

Como é um inquérito online?

Trata-se de um formulário online, sob a forma de perguntas e respostas, sobre um determinado assunto; procurando recolher as opiniões do participante, de forma a obter o mapeamento mais preciso possível das expectativas de uma determinada população.

Na maioria dos casos, os inquéritos remunerados podem durar entre dois e vinte e cinco minutos para serem concluídos. Podem assumir a forma de um questionário de múltipla escolha ou perguntas com respostas descritivas onde escreve a sua opinião com as suas próprias palavras.

Importa referir que estas respostas permanecem anónimas, mesmo que estejam relacionadas com o perfil do inquirido (sexo, idade, situação familiar, nível social eventualmente, etc.). Isso garante total liberdade de expressão para a pessoa que está a responder ao inquérito. O mais importante para as empresas é a resposta e opinião honesta e bem detalhada.

Os inquéritos remunerados são fiáveis?

Se está à procura de uma forma de ganhar dinheiro na internet de forma fácil e sem muito esforço, uma boa solução é responder a inquéritos pagos online.

Existem muitos sites de estudo de mercado na internet. Os que são sérios fazem um bom trabalho. Afinal, estas plataformas especializadas em inquéritos de opinião, ocasionalmente ou regularmente, oferecem-lhe a oportunidade de responder a uma série de perguntas para vários estudos.

Uma vez preenchido e validado o questionário, é creditado um valor (pontos, créditos ou dinheiro) na sua conta de inscrição e, uma vez atingido um valor mínimo, é possível resgatar o prémio ou pedir transferência via PayPal ou ainda receber vales-presente.

E, ao contrário do que se possa pensar, existem muitas plataformas muito credíveis e sem fraudes.

Quais são os diferentes tipos de estudos de mercado?

Os principais sites de estudos de mercado oferecem vários tipos de inquéritos ou sondagens. Veja a seguir alguns aspetos para conhecer melhor este sistema.

1. Sondagens clássicas  

São perguntas e respostas na forma de questionário de múltipla escolha ou respostas livres, este tipo de sondagens é mais recorrente. Cada um dos sites de inquéritos oferece várias sondagens deste tipo diariamente aos seus membros, dependendo do seu perfil de cada um. Este tipo de sondagens pode ser concluído em minutos sem grande dificuldade.

2. Teste de produtos

Alguns sites permitem testes prévios de produtos, antes de serem lançados no mercado. Aqui, os perfis selecionados recebem amostras para serem testadas em casa. Podem ser produtos de higiene, beleza ou limpeza, por exemplo. Depois de ter tido tempo para testar o produto, o testador deverá enviar a sua opinião respondendo a um questionário clássico. Indicando a satisfação em relação ao produto em si, e à sua embalagem.

3. Missões a serem realizadas fora de casa

Tendo em consideração o ponto acima, observe qual é o país do site em que se inscreve.

O simples facto de a página estar traduzida em português não garante que seja um site português, ou que terá um apoio no seu idioma.

Por que participar de um inquérito remunerado?

A razão é simples, para ganhar algum dinheiro extra ou presentes. Participar num inquérito pago é uma forma eficaz e fácil de receber algumas dezenas de dólares ou euros por mês, dependendo do tempo gasto nos vários sites dedicados.

No entanto, o ganho não pode ser o único interesse. Tem que ter um pouco de curiosidade e gostar de dar a sua opinião e dar o seu consentimento sobre um conjunto de assuntos (produtos comerciais, assuntos de empresas, etc.).

Como respondo a um inquérito?

Qualquer que seja a forma do inquérito ou sondagem, terá um questionário através do qual dará a sua opinião. O mais importante é ser honesto, dando respostas que correspondam à realidade, para que a empresa que solicitou este inquérito possa obter respostas fiáveis.

Deve saber que não há respostas certas ou erradas para inquéritos. Qualquer resposta ajuda. A honestidade e a precisão estão, portanto, no centro deste trabalho.

Deve-se ter cuidado, pois os sites de inquéritos não hesitam em deixar de oferecer mais inquéritos aos seus utilizadores que não respondem com precisão às perguntas feitas. Assim, é necessário ter tempo para responder correctamente, sendo a qualidade da sua resposta que pode garantir o recebimento de outros inquéritos remunerados no futuro e, portanto, aumentar significativamente os seus ganhos.

Quais são os benefícios de um inquérito online?

Ao contrário do que se pode ler aqui ou ali na Internet, vamos ser honestos, ninguém ficou rico a responder a inquéritos pagos online. Cada inquérito é pago na forma de dinheiro ou pontos convertíveis. Isto representa aproximadamente entre US$0,50 a US$5,00 por inquérito, dependendo do tempo necessário para o completar.

É facto que a realização de várias sondagens todos os dias ou todas as semanas permite ganhar algumas dezenas de dólares por mês, chegando em alguns casos até mesmo algumas centenas, caso esteja registado em várias plataformas ao mesmo tempo.

A ideia de se inscrever num site de inquéritos remunerados é, portanto, poder melhorar a vida quotidiana, mas de forma alguma interromper o trabalho actual.